Dicas E Artigos

Alimentação saudável para a família: como inserir na rotina?

Alguns hábitos adquiridos na infância nos acompanham na vida adulta. Aprenda a criar uma alimentação saudável para toda a família.

 

Vivemos uma rotina diária cada vez mais atribulada. Compromissos, estudos, trabalho, vida social, vida digital, cuidados com a família, ufa! Sobram tarefas e, algumas vezes, falta tempo para lidar com tudo. Por conta da correria, muitas pessoas acabam optando frequentemente por alimentos congelados ou embutidos, por exemplo. E não, essa não é uma exclusividade de quem mora sozinho ou de jovens casais: muitas famílias também acabam partindo para esta opção. 

 

Estas refeições, conhecidas como alimentos processados, incluem iguarias que atraem a atenção do paladar das crianças e também conquistam os adultos por conta da praticidade - afinal já vêm pré-preparados ou praticamente prontos. Sopas em pacote, lasanhas, pizzas, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, molhos, macarrões instantâneos, sorvetes: a lista é extensa e não para por aí. A grande questão com estes alimentos é o consumo frequente, que pode trazer sérios impactos para a saúde de quem os ingere. 

 

Mas, como combinar uma rotina frenética com novos hábitos? Como estabelecer uma alimentação saudável para toda a família? Acredite: é mais fácil do que parece substituir alguns costumes e adotar novos hábitos.

 

Reunimos abaixo algumas dicas que vão ajudar nesse novo processo. Confira!

 

Reduzindo os alimentos processados 

 

Os alimentos processados são ricos em gorduras, sódio, açúcares e aditivos químicos, combinação que não faz bem ao organismo e, de quebra, ajuda a desregular o peso corporal por conta do alto número de calorias. O consumo exagerado de comidas prontas industrializadas pode desencadear doenças como diabetes e obesidade, além de aumentar o risco de reações alérgicas a corantes e aromatizantes. Por isso, a ingestão deve ser repensada o quanto antes. 

 

Preparando a própria comida

 

Você e sua família amam sorvetes e não sabem como trocar o pote do supermercado por outra sobremesa? A dica é preparar sorvetes caseiros com frutas da época, por exemplo. Aqui no Blog você encontra uma série de dicas e receitas super simples e saborosas - e muito mais saudáveis. Um bolo para acompanhar o lanche da tarde é indispensável? Que tal trocar o de caixinha por uma receita caseira feita com ingredientes mais naturais?

 

O mesmo vale para pães, doces, salgados e até mesmo o molho de tomate, que pode ser preparado em casa de um jeito fácil. A dica é congelar em porções para serem utilizadas aos poucos. Cozinhar para si mesmo e para a família é mais divertido do que você imagina! Além de substituir a comida industrializada por comida de verdade, trazendo mais saúde e qualidade de vida para todos da casa, esse é um ato de carinho e cuidado. E é também terapêutico: aquele tempinho reservado para o preparo das receitas é ótimo para ficar em silêncio ou ouvindo uma boa música, por que não? 

 

Ingerindo comida de verdade

 

Feijão, arroz, carnes, grãos, massas frescas, legumes, verduras e frutas contêm nutrientes essenciais para a saúde do organismo. E não faltam ideias de receitas para criar verdadeiras delícias com cada um deste itens, essenciais em um cardápio focado na reeducação alimentar familiar. Nesse artigo falamos mais sobre como incluir mais legumes na alimentação.

 

Planejando as refeições da semana - ou ao menos parte delas

 

Se a questão for falta de tempo, existem algumas soluções que contornam bem este problema e viabilizam a alimentação consciente de toda a família. Uma dica é escolher um dia ou dois da semana para o preparo de alguns alimentos. Arroz integral e feijão, por exemplo, podem ser feitos em quantidade suficiente para a semana inteira e armazenados em potes, no freezer, com porções individuais. Dessa forma, basta descongelar e consumir como e quando quiser. 

 

Pensando nos pequenos da casa

 

mulher de blusa rosa e camiseta estampada sorrindo, sentada na cadeira da mesa de jantar com o filho no colo que está com uma blusa de frio listrada, a criança coloca um pedaço de bolo na boca da mulher

A alimentação saudável infantil é a base para um bom desenvolvimento da criança. Se os pequenos estiverem habituados com alimentos industrializados, é preciso repensar todo o cardápio de forma especial, pois aqui a ideia não é tornar o momento da refeição chato ou desagradável, como pode parecer para a criança a princípio. 

A infância é uma fase da vida que merece atenção especial em relação à alimentação. É quando começamos a desenvolver hábitos que vão perpetuar na vida adulta. O ambiente e os pais possuem um papel fundamental nisso. Quando se cria o hábito de ter uma alimentação saudável desde cedo, e isso é estimulado pelos pais, as chances desse hábito se manter até a vida adulta é maior. Os adultos servem de exemplo para crianças e jovens, portanto é muito importante que eles se alimentem corretamente e pratiquem hábitos saudáveis.

 

Soltando a criatividade

 

Pratos bem coloridos, com legumes e verduras variados, ajudam a conquistar pelo visual. Saladas de frutas também são muito saborosas! Descubra quais alimentos de verdade agradam ao paladar e, sempre que possível, mantenha pelo menos um deles no prato. 

Apresente novas comidas, novos sabores e também convide a criança a ajudar no preparo, descascando ou cortando o que for fácil , amassando purês ou massas (sempre supervisionando o trabalho). Estabelecer esse vínculo é uma forma de mudar o olhar da criança sobre o alimento que ela ingere. 

 

Oferecer uma grande variedade de alimentos é também uma forma de evitar que, no futuro, a criança se torne um adulto seletivo, que não gosta de quase nada. Isso resultaria em uma alimentação pobre em nutrientes, trazendo problemas de saúde. 

 

Preparando o alimento de formas diferentes

 

Os alimentos devem ser explorados em toda sua versatilidade, tornando o cardápio mais dinâmico, mais variado e, consequentemente, mais apetitoso. O fubá pode virar uma deliciosa polenta, uma broa quentinha, um bolo com sabor de infância ou até mesmo uma sopa cremosa. O frango pode ser feito assado inteiro ou em pedaços, desfiado, em cubinhos, moído ou em filés. A banana pode ir para o bolo, ser consumida com grãos e leite desnatado, ser assada ou virar um sorbet. 

 

Focando na alimentação saudável para a família

 

A alimentação saudável traz muito mais qualidade de vida e ajuda a recriar hábitos. Os resultados são coletivos também: uma considerável melhora na saúde de cada indivíduo, independentemente da idade, é rapidamente notada. 

 

Além de trazer mais saúde, os cuidados com a alimentação em família também impactam em bons resultados na balança. Caso haja algum membro da casa buscando o peso ideal, essa é a chance de incorporar novos hábitos permanentes, eliminando o ciclo de dietas que prometem verdadeiros milagres mas, na realidade, podem incorrer em sérios problemas de saúde. 

 

Uma alimentação mais consciente faz parte de uma vida mais saudável, com mais afeto, saúde mental e física e disposição para encarar os desafios do dia a dia com equilíbrio!

 

ww vigilantesdopeso
Matheus Motta
Nutricionista no Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.